quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

RECUSA DE AJUDA

Leitura:
II Reis 5:9-14

A manifestação do Espírito é dada a cada
um para o que for útil. - I Coríntios 12:7


E
m 1869, John Roebling sonhou em construir uma ponte enorme de Brooklyn a Manhattan, por cima do East River. Infelizmente, no início do projecto, o seu pé foi esmagado num acidente. No processo de recuperação, Roebling insistiu que tinha conhecimentos e encarregou-se do seu próprio cuidado médico. Depois de recusar ajuda, começou a revelar sinais de tétano. Em pouco tempo, o maxilar de Roebling ficou travado num sorriso permanente. Ataques e demência atormentaram-no até à morte, ocorrida semanas depois.
A Bíblia relata uma história de alguém auto-suficiente que recusou a ajuda que lhe foi oferecida. Naamã, um grande guerreiro da Síria, sofria de lepra. Ele procurou o profeta Elias para obter cura, mas tinha ideias preconcebidas sobre como esta deveria acontecer. Assim, quando Elias enviou o seu mensageiro para que dissesse a Naamã que mergulhasse no rio Jordão sete vezes, ele ficou enfurecido. Mas os próprios servos de Naamã deram-lhe um conselho sábio: "Se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias?" (II Reis 5:13). Assim Naamã seguiu as instruções simples do profeta, e a sua lepra foi eliminada.
Deus dá-nos dons para nos ajudarmos uns aos outros (I Cor. 12:7). Mas a auto-suficiência fecha a porta a à ajuda muito necessitada. Abramo-nos à mão ajudadora que Ele faculta. - HDF

O PRIMEIRO PASSO PARA SE ADQUIRIR
AJUDA É O DA HUMILDADE.

Nenhum comentário: